top of page

Uma alimentação saudável e balanceada é primordial para a carpa ter um bom crescimento e formação, além de prevenir inúmeros tipos de enfermidades. No aspecto comportamental há um aumento da vitalidade, acentuação da coloração e melhoria da atividade reprodutiva. Além da composição da ração, devemos saber a quantidade de ração correta para oferecer às carpas.

UMA BOA RAÇÃO PARA CARPAS DEVE TER CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS

As rações para carpas podem ser fabricadas com misturas de diversos ingredientes e em diversas proporções. Essas rações, teoricamente, apresentam-se completas para atender suas exigências nutricionais.

CARACTERÍSTICAS QUE UMA BOA RAÇÃO PARA CARPAS ORNAMENTAIS DEVE OFERECER 

Especifica para cada espécie e fase da vida, não conter corantes, não turvar a água, preferencialmente com formulação fixa, níveis de garantia adequados, ter boa qualidade de matéria prima.

koi.png

RAÇÕES FABRICADAS COM TÉCNICA DE EXTRUSÃO OU PELETIZAÇÃO

A ração destinada para carpas Nishikigoi são fabricadas principalmente com máquinas peletizadoras ou extrusoras. As rações fabricadas nas extrusoras conseguem uma densidade menor, ficando mais leves e aeradas. Nas peletizadoras a ração fica mais densa. Ambas as formas de fabricação produzem uma ração que flutua na água do lago ornamental.

RAÇÃO RECOMENDADA PELA ECOVALLE

Recomendamos aos nossos clientes a alimentarem seus peixes com as rações da marca Tetra Pound, mundialmente conhecida no mercado de rações. Entre as variedades existentes desta marca, a Koi Vibrance é a mais indicada, mesmo porque valoriza a cor das carpas.

PERIODICIDADE DE ALIMENTAÇÃO

A carpa consegue comer por apenas 5 minutos, o que dará a quantidade máxima de 1,5% (percentual de Biomassa), logo, como a media e de 3%, recomendamos alimentar 2 x ao dia para que ela se alimente com a quantidade total recomendada;

QUAL A QUANTIDADE DE RAÇÃO QUE DEVEMOS OFERECER PARA AS CARPAS?

Existe uma tabela que demonstra a quantidade de ração que deve ser oferecida de acordo com a temperatura e fase da vida. O calculo é feito com a biomassa do lago (soma do peso de todos os peixes). Para saber a quantidade de ração basta multiplicar a biomassa total do lago pelo percentual de biomassa da carpa, conforme segue abaixo:

“FORMA PRATICA” DE ALIMENTAÇÃO RECOMENDADA PELA ECOVALLE

  • Jogar a Ração na água (o mais longe possível das bocas de captação da filtragem).

  • Contar 5 minutos corridos no relógio.
     

OBSERVAR:

  1. Se houver sobra de ração na superfície da água, sinal que deu muita ração;

  2. Se as carpas comerem tudo e ficarem na superfície boquejando, sinal de pouca ração;

  3. Se comerem tudo que foi dado e forem para o fundo, sinal de quantidade correta.

ALIMENTAÇÃO NA SUPERFÍCIE DA ÁGUA

As carpas Nishikigoi apresentam a boca para baixo, o que indica que são animais que se alimentam no fundo. Porém, foram adaptadas para se alimentarem na superfície com as rações flutuantes. Deste modo, os peixes podem ser melhor observados, proporcionando ao proprietário avaliar melhor suas carpas. Com essa melhor avaliação pode-se notar alterações em seus comportamentos, características físicas e possíveis doenças.
 

AS CARPAS SÃO ANIMAIS DE SANGUE FRIO E SE ALIMENTAM DE ACORDO COM A TEMPERATURA

Carpas são animais pecilotérmicos, ou seja, animais de sangue frio. Não possuem mecanismo de controle de temperatura interna do seu corpo. Desde modo, suas necessidades energéticas dependem da temperatura da água.

As necessidades nutricionais são mais elevadas com a temperatura mais alta e mais baixa em temperaturas menores. Em temperaturas abaixo de 10 °C alimentar nas horas mais quentes do dia com intervalo mínimo de 4 horas.

bottom of page